quarta-feira, 18 de janeiro de 2012

Como se portar, ao encontrar um Deficiente..

Boa tarde,

Hoje, vamos falar um pouco, sobre como se portar,diante de um deficiente.

As vezes, algumas pessoas, ficam com dúvidas, de como tratar um deficiente, primeiramente, o deficiente tem que ser tratado, como qualquer outro ser, com educação e atenção.

Quando você encontrar um:

Deficiente físico: Se o mesmo, usar cadeira de rodas, e a conversar durar mais do que uns minutinhos, lembre-se de abaixar, ou, sentar, para ficar no nível dos olhos dele, pois ficar olhando para cima, é desconfortável e desagradável.
Não precisa se preocupar, em utilizar palavras como, andar, correr, o deficiente, também faz uso dessas palavras.
NUNCA se apoie na cadeira de rodas, a não ser, que vocês sejam muito íntimos, a cadeira de rodas, é uma extensão do corpo do deficiente.
Se for convidar um amigo deficiente, lembre-se de marcar em um local acessível.

Deficiente visual: Se você achar que o mesmo precisa de ajuda, se apresente, e ofereça ajuda.
Para guiar um deficiente visual, deixe que ELE, pegue em seu braço, o deficiente visual, se guia pelo movimento de seus braços, enquanto você está andando.
JAMAIS, pegue no braço do deficiente, e saia puxando, isso não ajuda, pelo contrário confunde o deficiente.
A hora que você estiver saindo, avise e dê tchau.

Deficiente auditivo:(Surdo/Mudo) Você não é obrigado a saber libras, por isso, fique sempre de frente com o deficiente, e falando de forma clara, pois ele, na maioria das vezes, estará lendo seus lábios, só fale mais alto, e mais devagar, se ele pedir.
JAMAIS, passe no meio de duas pessoas, que estejam utilizando os sinais para se comunicar, além de sem educação, você estará atrapalhando a conversa.
Ao realizar um diálogo com a pessoa muda, ela irá se expressar por sinais, por muitas vezes, os Mudos, se utilizam de sinais básicos, como joia, sim e não, não fique ansioso, ou preocupado, eles sabem, que você não conhece os sinais, e acredite, dá para entender, e ser entendido, facilmente.

Deficiente mental: Se for um bebê, trate-o de forma normal, ele é um bebê como qualquer outro, cheio de encantos e dobrinhas para serem apreciadas.
Se for uma criança: Brinque com ela,de atenção, suas brincadeiras e sua atenção, serão utilizadas por ela como um aprendizado, se você tiver filhos, permita que os mesmos brinque com elas, fazendo isso, você fará com que seus filhos, cresçam sem preconceito, não trate uma criança com deficiência mental, como um bebê, como qualquer outra criança, eles odeiam ser tratados como bebês.
Se for um jovem: Trate-o como tal, ficar chamando pelo diminuitivo do nome, ou como criança, de nada ajuda, pelo contrário, irrita! Ele é um jovem como outro qualquer, então trate-o como um,por maior que seja a deficiência, há um ser que também é eficiente diante de você.
Se for um adulto ou idoso: Permita, que ele participe da conversa, como qualquer outro, converse com ele normalmente, mais uma vez, nada de usar de linguagem infantil, ele compreende as coisas que você fala.

Importante: Se você tiver alguma pergunta, como nome, idade, pergunte á ele, nada de perguntar ao acompanhante, ele sabe responder, seja educado!

Viver em diversidade, isso sim é a realidade!!!

Nenhum comentário:

Postar um comentário